A cirurgia bariátrica (cirurgia de redução do estômago) tem como maior indicação o tratamento da obesidade.
O resultado deste tratamento é uma grande perda de peso (emagrecimento) o que resulta em uma grande flacidez de pele, que varia de indivíduo para indivíduo e de região para região.
A cirurgia bariátrica causa diminuição da absorção de vários elementos essenciais como vitaminas, proteínas, ferro, sais minerais e vários outros elementos importantes para o bom funcionamento do organismo.
A falta ou baixa destes elementos, causa varias repercussões no organismo, dentre elas, uma maior dificuldade no processo de cicatrização e perante uma cirurgia, uma maior probabilidade de ocorrer:
Deiscência da cicatriz (abrir a cicatriz)
Infecções
Cicatrizes alargadas
Demora no término do processo de cicatrização
Na pele a deficiência corpórea de vitamina e proteínas, causa uma maior flacidez com diminuição da produção de fibras elástica e colágenas, essenciais na cicatrização. Esta deficiência pode interferir no resultado da cicatriz e conseqüente da cirurgia.
Devido à grande flacidez de pele, decorrente do grande emagrecimento, o tratamento através da Cirurgia Plástica é BASICAMENTE A RETIRADA DO EXCESSO DE PELE, O QUE RESULTA EM GRANDES (LONGAS, COMPRIDAS) CICATRIZES, que será maior ou menor, dependendo da intensidade da flacidez e das alterações da forma (inclusive muscular) do corpo, decorrente da cirurgia do emagrecimento (Cirurgia bariátrica)
A grande flacidez de pele e às vezes também da musculatura, requer no seu tratamento várias cirurgias, geralmente em tempos (momentos) distintos.
Devido à baixa qualidade da pele nos paciente emagrecidos, freqüentemente são necessários cirurgia complementares que serão avaliadas após o período de cicatrização que varia entre 06 (seis) a 01(hum) ano.